Prezar por uma boa convivência no condomínio é fundamental para evitar situações de estresse entre os moradores, o síndico e até mesmo a empresa que administra o condomínio. Algumas regrinhas de etiqueta ajudam a deixar essa convivência mais tranquila e sem problemas. Confira as 10 principais:

1. Evite barulho

Uma das causas mais frequentes de reclamação em um condomínio é o barulho alto e em horários específicos – muito cedo ou muito noite. É importante conhecer as regras do condomínio sobre a lei do silêncio. Em geral, todo barulho incômodo, como som alto, por exemplo, após às 22 horas é considerado quebra na lei do silêncio. Mesmo assim, é sempre bom usar o bom senso.

2. Animais

Os animais podem acabar perturbando os outros moradores de diversas formas. Além do barulho, sujeira nas áreas comuns, entre outros problemas podem interferir na boa convivência no condomínio. Cuida para que seu animalzinho de estimação não atrapalhe o dia a dia dos outros moradores. 

3. Funcionários

É muito importante ser cordial e tratar bem todos os funcionários do condomínio, tanto porteiro, faxineiros, zeladores, etc. Se precisar fazer alguma reclamação, fale com o zelador ou ao síndico do condomínio. Lembre-se que o funcionário do condomínio não é seu empregado.

4. Garagem

Algumas regras devem ser seguidas enquanto o morador utiliza a garagem: evite buzine, respeite o limite de velocidade, use sempre luzes baixas e respeite a sua vaga, nunca estacionando em uma vaga alheia ou invadindo o espaço da vaga ao lado. Também não use a sua vaga como depósito.

5. Lixo

Esse é um dos itens que mais causam atrapalham a boa convivência no condomínio. Nunca jogue papéis, bitucas de cigarro ou quaisquer outros tipos de lixo pela janela do apartamento e, principalmente, não varra o seu apartamento e jogue pela janela. Cuide para que seu lixo esteja sempre devidamente ensacado e sem exalar cheiro forte.

6. Piscina

Não use equipamentos de som na piscina. Não entre na água usando protetor soltar, e sempre tome uma ducha antes de entrar na água. Evite pegar o elevador com trajes de banho.

7. Academia

Se no seu condomínio há uma academia para o uso dos moradores, lembre-se de deixar anilhas, colchonetes e pesos nos lugares certos para o próximo indivíduo utilize. Não monopolize os equipamentos, apostando no revezamento com outras pessoas que desejam usar o mesmo aparelho. E sempre limpe os equipamento após.

8. Obras

Quando estiver fazendo obras em seu apartamento, respeite os horários estabelecidos na convenção e regulamento interno do condomínio. Lembre-se de comunicar tanto o síndico quanto os seus vizinhos antes de começar a reforma.

9. Salão de festas e churrasqueiras

Respeite os horários de uso e não deixe a área suja depois. Avisa na portaria a quantidade de convidados que você irá receber e o nome de cada um (ou responsável). Informe-se e respeite as regras do local, principalmente em relação a barulho.

10. Elevador

Educação é a base da boa convivência. Cumprimente sempre todos os presentes no elevador, espere as pessoas saírem para entrar e segure a porta para outras pessoas entrarem. Não segure o equipamento em horários de pico.

Compartilhe!